voltar
Sinta-se bem

Cuidados com os pés: conheça as principais dicas!

Cuidados com os pés: conheça as principais dicas!

A saúde dos nossos pés é tão importante quanto qualquer outra parte do nosso corpo, mas infelizmente nem sempre damos a devida atenção a eles. Os nossos pés são responsáveis pela sustentação e movimentação do nosso corpo durante a nossa vida toda, por isso, manter um cuidado com os pés é garantir qualidade de vida, especialmente conforme vamos envelhecendo.

É provável que após um longo dia cansativo de trabalho, você já chegou em casa com os pés doloridos e cansados. Isso acontece devido a alta pressão que fazemos neles durante o dia todo e, com o uso de sapatos apertados, isso só piora. Ao longo deste texto, iremos contar as principais dicas de cuidados com os pés. Continue lendo!

Anatomia dos pés

Os nossos pés tem função importantíssima em nosso corpo, sendo responsável pela locomoção e suporte do nosso peso. O esqueleto de cada pé possui 26 ossos, sendo 7 tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. Além disso, ele é composto por músculos, nervos e articulações que permitem a sustentação e movimentação do corpo.

Qual a importância dos cuidados com os pés?

Os pés são responsáveis pela sustentação do nosso corpo a vida inteira. Caso aconteça alguma lesão nessa região, pode dificultar o nosso andar e prejudicar as tarefas e responsabilidades diárias. Por isso, a prevenção é sempre a melhor saída! Os cuidados com os pés são importantes para garantir que a saúde do nosso pé esteja sempre em dia, evitando problemas mais sérios.

Como deixar o pé macio e liso?

Os pés rachados ou ressecados são problemas que causam muito incômodo, sendo comum em grande parte das mulheres e homens. Essas rachaduras são causadas pelo atrito constante nos pés, principalmente em quem anda muito descalço ou utiliza calçados mais abertos e desconfortáveis.

Outra causa é o uso excessivo de lixas, que podem causar o efeito contrário e engrossar ainda mais a pele dos pés, por isso, seu uso deve ser evitado. Os pés rachados e ressecados também podem estar relacionados a doenças como diabetes e hipotireoidismo. Abaixo você confere algumas dicas para lidar com esse problema:

Hidratação dos pés

Infelizmente, é comum esquecermos de hidratar os nossos pés, mas eles também merecem essa atenção. A hidratação dos pés evita que a região fique muito ressecada e cause as desconfortáveis rachaduras.

Esfoliação dos pés

A esfoliação dos pés remove as células mortas e deixa a pele bem lisinha. Esse cuidado com os pés pode ser feito com uma pedra pomes e até mesmo com receitinhas caseiras como o açúcar ou borra de café com mel. Mas cuidado com o excesso! Ela deve ser realizada apenas uma vez por semana, para que não tenha um efeito rebote.

O que fazer para melhorar a aparência dos pés?

A higiene dos pés e das unhas é o fator mais importante para melhorar a aparência dos pés. Unhas grandes e sujas são ambientes favoráveis para fungos e bactérias, podendo causar sérios problemas na região. As principais dicas para manter os cuidados com os pés, melhorar a aparência e garantir unhas saudáveis são:
• Capriche na limpeza dos pés e unhas para evitar o acúmulo de sujeiras e micro-organismos;
• Corte as unhas em linha reta, evitando os cantinhos para não encravar e infeccionar;
• As cutículas são responsáveis pela proteção da unha, então evite tirá-las. Apenas empurre com uma espátula;
• Lixe as unhas para deixar o formato mais bonito;
• Procure um profissional caso não consiga seguir esses cuidados de forma correta.

Quais são os cuidados com os pés?

Na maioria do tempo, os nossos pés passam escondidos em sapatos fechados — e muitas vezes inadequados — por conta do trabalho e rotina do dia a dia. Com isso, esquecemos de dar os cuidados e as dores no final do dia se tornam presentes. Se você está em dúvida de como cuidar dos pés, abaixo selecionamos algumas dicas que podem ajudar.

Massagem nos pés

A massagem pode ajudar no relaxamento e no alívio de dores, sendo uma ótima opção de cuidado com os pés. Por conta da alta pressão feita na região durante o dia, quando nos deitamos para dormir é comum sentir os pés cansados e doloridos, principalmente em pessoas que trabalham o dia todo em pé.

A massagem nos pés pode aliviar essa tensão, garantindo um bem-estar não só físico, mas também mental. Aplicar óleos e hidratantes ajudam na movimentação das mãos e já hidratam a pele dos pés. Os movimentos devem ser circulares, ora mais firmes, ora mais leves, abrangendo desde o calcanhar até a ponta dos dedos. A massagem tem o intuito de relaxar. Caso sinta alguma dor, suspenda a massagem ou faça movimentos mais leves.

Escalda pés

O escalda pés é uma prática muito antiga e excelente alternativa caseira de cuidados com os pés para aliviar as dores e o estresse causado na rotina diária. Para realizar o escalda pés é muito simples:
• Esquente uma boa quantidade de água;
• Coloque a água em um recipiente grande, que caiba os seus dois pés de maneira confortável;
• Adicione sais minerais, óleos essenciais, ervas, pétalas de flores e o que você achar necessário;
• Verifique se a temperatura da água está adequada para os seus pés;
• Coloque os pés na água e aproveite para relaxar por cerca de 15 minutos.

Sapatos adequados

Sem dúvidas, o uso de sapatos inadequados é um dos principais fatores que prejudicam a saúde dos pés. Levar em consideração apenas o fator estético na hora de comprar um sapato pode causar ou até mesmo piorar doenças como joanete, fascite plantar e calosidades. Se você passa muito tempo em pé, deve ter atenção redobrada na hora de escolher o seu sapato.

Uma dica é evitar o uso de sapatos desconfortáveis no seu dia a dia, como os de salto alto. Além de causar inflamações e tendinites, eles aumentam a pressão na sola do seu pé, favorecendo o aparecimento de deformidades e calosidades nos dedos dos pés. Sapatos sem amortecimento, como chinelos e rasteirinhas, podem ocasionar doenças relacionadas aos tecidos do calcanhar, por exemplo, o esporão de calcâneo.

O sapato deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade e com as características do seu pé. Se você já possui Joanete, por exemplo, opte por sapatos feitos especialmente para isso, como é o caso da linha Hello Joanete da PICCADILLY. Dessa forma, você não piora o seu problema e ainda alivia as dores e sintomas causados pela Joanete.

Outro exemplo é a linha Hello Fascite da PICCADILLY, feita especialmente para quem sofre com fascite plantar. Existem até mesmo sapatos para você aproveitar uma festa de forma confortável, mas sem deixar o estilo de lado. Como podemos perceber, opções não faltam para garantir os cuidados com os pés!

Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite e conheça todas as opções de sapatos confortáveis da PICCADILLY clicando aqui!