voltar
Tecnologias
FASCITE

Saiba como identificar e minimizar as dores da fascite plantar

A fascite plantar pode afetar até 10% da população. A condição se manifesta principalmente entre os 40 e 60 anos, mas também pode atingir pessoas mais jovens. Quem explica melhor como identificar, prevenir e minimizar as dores é o médico ortopedista e especialista em pé e tornozelo Luis Alberto Rubin.

 #5818_BLOG - Revista PICCADILLY PV 22-232

PICCADILLY – Como é possível identificar a fascite? Quais são os sintomas característicos que demandam atenção?

 

Dr. Luis Rubin – Geralmente ela se apresenta como uma dor (como uma queimação ou pontada) na parte de baixo e do lado do calcanhar. A dor acontece principalmente nos primeiros passos do dia. Também é característica que ela piore com os pés descalços ou com uso de calçados rasteiros.

 

PICCADILLY – Quais são as causas da fascite plantar? A característica pode ser genética?

 

Dr. Luis Rubin – A principal causa é a falta de alongamento dos músculos da panturrilha. Pessoas sedentárias ou que não cuidam da sua condição física costumam ter mais fascite. A obesidade e o diabetes podem agravar o problema. Algumas situações genéticas também podem fazer com que a fascite ocorra com mais frequência.

 

PICCADILLY – Existem formas de minimizar as dores na região inflamada?

 

Dr. Luis Rubin – Sim, existem várias medidas que podem ser tomadas para o alívio e tratamento. As principais medidas são calçados adequados, exercícios de alongamento, uso de medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.

 

PICCADILLY – Se houver suspeita de fascite plantar, como a mulher deve prosseguir?

 

Dr. Luis Rubin – A dor no calcanhar pode ser sinal de outros problemas, então o caminho mais seguro e adequado é consultar com um profissional para identificar com exatidão o problema e assim tratá-lo de modo adequado.

 

PICCADILLY – É possível prevenir a fascite plantar? Quais são os principais passos?

 

Dr. Luis Rubin – Sim, é possível. Fazer exercícios físicos orientados, manter um bom alongamento, controlar o peso, essas são medidas que diminuem muito a chance de ocorrência deste problema.