voltar
Mulheres de Palavras - Mês da Mulher

Mulheres de palavra: conheça as escritoras brasileiras que encorajam através das suas obras

Hoje é o Dia Internacional da Mulher! Data para celebrarmos o que foi conquistado até aqui e refletirmos sobre o caminho que temos pela frente. Inúmeras mulheres foram responsáveis por quebrar paradigmas e ultrapassar barreiras gigantescas para chegarmos a essa parte do trajeto.

Muitas delas fizeram isso através dos livros em uma época que os autores homens predominavam – e eram os únicos a ter prestígio na literatura. A primeira autora a escrever um romance no Brasil foi Maria Firmina dos Reis, uma mulher negra. Com “Úrsula”, ela conseguiu usar suas palavras para falar sobre os problemas sociais provocados pela escravidão.

Depois de Maria Firmina, uma série de mulheres teve espaço para levar a força das suas palavras a outras pessoas. Das clássicas às contemporâneas, conheça agora algumas das escritoras que vão te encorajar com suas obras.

 

CLÁSSICAS

 

1- Rachel de Queiroz

Rachel também foi pioneira: a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977. Em suas obras, ela traz protagonistas femininas como acontece nos clássicos “O Quinze”, “Três Marias”, “Dôra, Doralina” e o “Memorial de Maria Moura”. Todas à frente do seu tempo, trazendo discussões sobre liberdade, relacionamentos e vida profissional. Rachel contribuiu e contribui para o encorajamento de muitas gerações.

Raquel de queiroz

Foto: Reprodução internet

2- Carolina de Jesus

Carolina não começou sua carreira como escritora. Quando deu início a história que a consagraria dali pra frente, trabalhava como catadora de papel e morava na favela do Canindé, em São Paulo. Seu primeiro livro, “Quarto de Despejo”, é um retrato da vida real; o diário de uma favelada. Carolina escreveu essa narrativa em cadernos que encontrava no lixo. Hoje, a obra é uma das mais importantes da literatura brasileira. Ela relata, de forma crua, a força e a determinação de uma mulher negra na busca pela sobrevivência.

  biografa-carolina-750x430-1

 Foto: Reprodução internet

 

3- Lygia Fagundes Telles

Uma das maiores escritoras brasileiras vivas. Lygia Fagundes Telles lançou mais de 25 livros, muitos deles com personagens femininas fortes, com profundidade psicológica e que tratam de temas universais como amor e medo. Com frases extremamente detalhadas, Lygia nos encoraja a normalizar os sentimentos e a compreender boa parte do que se passa dentro da gente.

15335361

 Foto: Reprodução internet

 

CONTEMPORÂNEAS

 

1- Martha Medeiros

Uma escritora que conhece e relata a essência das mulheres de uma forma única. Martha tem a escrita sensível e com suas palavras consegue se aproximar facilmente do público feminino. Entre os destaques estão os best-sellers “Trem-Bala”, “Doidas e santas” e “Feliz por nada”. Elas são divertidas, nos trazem ótimas sensações e ainda fazem com que possamos refletir sobre vários assuntos que nos cercam. É impossível não se identificar!

Foto-Martha

 Foto: Reprodução internet

 

2- Patricia Brazil

Há uma década empreendendo, Patricia Brazil fundou quatro negócios do zero e com investimento próprio, teve uma empresa vendida e muitas pessoas impactadas. Patricia conquistou uma visão global que hoje aplica em seus novos negócios e compartilha no livro “Ela Sonha, Ela faz”. Nele, ela mostra que as mulheres podem alcançar o que desejam e chegar ao sucesso. A obra também traz exercícios para serem colocados em prática, que geram reflexões e aprendizados. Patrícia mostra que tudo é possível e te encoraja a ir adiante.

patricia

 

 Foto: Assessoria Patrícia Brazil

3- Roberta Reis

Roberta faz parte dos novos nomes da literatura nacional. Jornalista, recentemente lançou o livro “Uma atitude por dia: por um mundo melhor para as mulheres”, que reúne 100 atitudes que qualquer pessoa pode adotar com o objetivo de tornar o mundo um pouco mais justo e agradável para as mulheres. Entre os assuntos abordados estão assédio, criação igualitária, aceitação do corpo, diversidade, divisão do trabalho doméstico e outros aspectos que ainda distanciam homens e mulheres de uma vida econômica, política e social equivalente.

robertaaaa

 

 

Essas são só algumas indicações da PICCADILLY para você. Felizmente, temos inúmeras mulheres de palavra; escritoras brasileiras que nos encorajam e se dedicam para que possamos nos conhecer melhor – e nos amar cada vez mais.