voltar
Sem categoria

Diferença entre entorse e luxação | PICCADILLY

Lesões são muito comuns quando se pratica algum esporte. Mas, se de repente você virar seu pé e sentir uma dor aguda, paralisante, que te impeça de caminhar, o que será que aconteceu? Qual a diferença entre entorse e luxação?

O que provoca a entorse?

A entorse acontece quando o indivíduo sofre uma lesão de ligamento da articulação. Esse ligamento pode ser de basicamente qualquer parte do corpo, seja tornozelo, joelho, cotovelo, dedos da mão, ombro e por aí vai.

Ela pode ocorrer em forma de ruptura ou estiramento. A ruptura, como o nome já diz, é o rasgamento parcial ou completo do ligamento. Já o estiramento ocorre quando um esforço excessivo causa um alongamento além do limite do músculo, por exemplo.

Existem 3 graus para os sintomas da entorse, mas os sinais mais comuns são:

  • Inchaço;
  • Dor;
  • Instabilidade da região afetada.

O que é bom para tratar entorse?

O tratamento da lesão depende muito do seu grau de ferimento. Para entorses mais simples, as de grau 1, apenas repouso, compressas de gelo e o uso de anti-inflamatório e um remédio para dor nas primeiras 24 horas do ocorrido já devem surtir um bom efeito. Porém, quando a entorse é de grau 2 ou 3, então é preciso imobilizar o local.

Agora que você já descobriu tudo sobre entorse, vamos explicar a luxação para esclarecer todas as diferenças.

O que vem a ser uma luxação?

A luxação acontece quando uma articulação perde sua anatomia natural. Mas, por que isso ocorre?

Imagine dois ossos unidos, quando um deles torce, ou se desune com o outro, movendo-se para outra direção, isso faz com que a anatomia da articulação presente nestes ossos sofra uma mudança. Então, diz-se que houve uma luxação.

Em outras palavras, a luxação é quando a articulação se desloca ou sai do lugar.

Quais os sintomas da luxação?

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Deformidade;
  • Pode ser confundida com fratura do osso.

Como tratar luxação?

Primeiramente, deve-se colocar a articulação de volta para a posição natural de sua anatomia. Recomenda-se realizar o procedimento com o paciente sob efeito de sedação, para mais conforto. Em alguns casos, talvez seja necessária uma cirurgia.

Os remédios indicados geralmente são os da família de anti-inflamatórios e dos analgésicos.

Como prevenir entorse e luxação?

Para prevenção, o que vai diminuir as probabilidades de ocorrência dessas lesões, faça um bom aquecimento antes de se exercitar. Além disso, alongamentos depois de treinar também ajudam muito.

Porém, caso você tenha uma entorse ou luxação, é muito importante não se automedicar. Procure a assistência correta. Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a correta avaliação e orientação médica.

Agora que você já sabe tudo sobre entorse e luxação, confira outros conteúdos do nosso blog!