voltar
Sem categoria

Má circulação nas pernas: o que é, sintomas e como tratar | PICCADILLY

Saiba o que é má circulação nas pernas e como tratar

Não é de hoje que aquelas linhas de varizes incomodam, principalmente quando pensamos na estética, certo? A má circulação nas pernas é um problema antigo e vai muito além da aparência. Talvez você não saiba, mas essa condição pode causar algumas complicações à saúde.

 

Mas como você pode identificar o problema? Quando o nosso corpo não está bem, é super comum que ele dê alguns sinais. Por isso, nós, da PICCADILLY, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. 

 

Vem com a gente até o final do conteúdo e descubra o que é, os sintomas, tratamentos e outras dicas importantes. Vamos lá? 

 

Leia também: 

Pés confortáveis durante uma festa só com PICCADILLY

O que é má circulação nas pernas?

Antes de começar, precisamos entender sobre o que é esse problema. A má circulação nas pernas é uma condição de saúde, caracterizada pela dificuldade da passagem de sangue nas veias e artérias. 

 

Esse problema na distribuição sanguínea surge por conta do endurecimento das artérias, atrapalhando a circulação. Mas o que causa esse problema? Ela pode ser provocada por diversas situações. Confira mais abaixo! 

Causas da falta de circulação nas pernas

Existem várias ocasiões que causam essa condição. Por isso, é necessário sempre consultar um médico especialista, ele vai identificar a origem certa. Porém, listamos as mais comuns para você conhecer. 

  • Gravidez

Essa é uma das causas bastante comuns. Isso porque, durante a gravidez, a mulher produz maior quantidade de líquidos, sobrecarregando a circulação. Outro fator também é a dilatação das veias, por conta da produção de hormônios no organismo.   

 

  • Excesso de peso

O sobrepeso também é um dos principais causadores da má circulação, porque a presença da gordura se acumula nas artérias. Dessa forma, a passagem sanguínea é impedida de circular normalmente. 

 

  • Envelhecimento

Com o envelhecimento, os vasos sanguíneos vão se desgastando naturalmente, interferindo na na circulação do sangue.   

 

  • Sedentarismo

Praticar exercícios é fundamental para garantir uma boa saúde, por isso, a sua ausência pode causar a má circulação nas pernas. Isso porque, o nosso corpo se movimenta, absorve mais oxigênio e transporta para os músculos. 

 

  • Muito tempo em pé ou sentado

Quando você passa longos períodos sentado, em pé ou com as pernas cruzadas, é possível ocasionar algum inchaço nelas. Assim, dificultando ou reduzindo o retorno do sangue ao coração. 

 

  • Doenças crônicas

Não podemos deixar de citar esse fator. Problemas como: diabetes ou hipertensão são grandes causadores da má circulação nas pernas. Elas podem acabar danificando as artérias. 

Quais são os sintomas de má circulação nas pernas?

Sempre que você não está bem, o seu corpo reage de alguma forma, certo? Ele está dando sinais de que algo está errado e começa a combater as doenças. Dá para identificar a má circulação através de alguns sintomas, os principais são:

 

  • coceira nas pernas;
  • pés e tornozelos inchados;
  • cor azulada ou pálida na região da má circulação;
  • cãibra nas pernas;
  • rachaduras nos calcanhares; 
  • surgimento de vasinhos ou varizes.  

 

Uma informação importante é que esses sintomas acabam piorando no final do dia. Nas mulheres, os sinais se tornam mais intensos durante o ciclo menstrual. Por isso, é essencial estar atento a qualquer alteração no corpo. 

Como tratar essa condição?

A má circulação tem tratamento? Pode ficar tranquilo, que existe, sim, tratamento! Ao consultar um médico especialista, ele vai avaliar a sua condição e indicar o tratamento ideal. Geralmente, são feitos através de remédios ou compressão, que vão atuar diretamente nas veias. 

 

Outras formas de tratamento também são: tomar banho com água morna, massagear em direção ao tornozelo, elevar as pernas ao final do dia e usar calçados confortáveis. O tipo de sapato que você calça ajuda bastante na redução do desconforto, causado pela má circulação. 

Formas de prevenção

A saúde precisa vir sempre em primeiro lugar, certo? Por isso, é importante manter uma vida saudável, para melhorar a má circulação das pernas.

 

  • Fazer atividades físicas;
  • Manter alimentação balanceada;
  • Evitar roupas apertadas;
  • Consultar um médico. 

Qual melhor calçado para quem tem má circulação nas pernas?

Há calçados que podem ajudar pessoas com má circulação nas pernas, até mesmo sapatos de salto. Isso mesmo! Os saltos médios, entre 3 e 7 centímetros, são ideais, principalmente para as mulheres que não abrem mão de um. Eles facilitam o retorno do sangue para o coração, auxiliando no combate do problema. 

 

Calçados apertados podem facilitar o desenvolvimento da doença, por isso, é importante evitá-los. A principal regra na hora da escolha é optar pelo seu conforto, permitindo a fácil movimentação. Na PICCADILLY, é possível encontrar uma variedade de calçados ideais para você. 

 

Na hora de identificar algum problema de saúde, nosso corpo é um dos principais aliados. Por isso, é importante estar atento aos principais sinais de má circulação nas pernas. Ao qualquer sinal de alteração, consulte um médico especialista, que vai ajudar a tratar dessa condição. 
Gostou do conteúdo? A má circulação nas pernas pode ser evitada, adotando hábitos saudáveis e incluindo na sua rotina. Além disso, o calçado que você usa também vai influenciar na prevenção, pois tudo é questão de equilíbrio. Que tal continuar informado sobre o assunto, com o So.Si ECOAR: conforto nos pés e na consciência? Vem conferir!