voltar
Sem categoria

Dor ao caminhar: cuidados e causas | PICCADILLY

Você sente dor ao caminhar? Não apenas uma atividade física, mas o ato de caminhar é comum para o deslocamento de um local ao outro. Seja para se locomover dentro de casa, ou andar por longas distâncias, se existe desconforto nos pés, então algo precisa ser investigado.

O que pode ser dor ao caminhar?

Existem inúmeros motivos que fazem do seu caminhar uma verdadeira dor de cabeça. Aqui são listadas as principais razões. Confira:

Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação que ocorre na região da fáscia plantar. Ela é um tecido pouco elástico que tem função de cobrir a musculatura da sola do pé. Neste caso, o indivíduo relata bastante incômodo na parte de baixo do pé.

Conheça nossa linha para fascite plantar.

Unha encravada

A unha encravada é uma condição que acomete várias pessoas. Ela pode ser a causa da sua dor ao caminhar.

Quando as unhas crescem de forma desordenada, com desvio para os lados, então há uma pressão sobre tecidos moles dos dedos. Isso causa um grande desconforto para andar.

Joanete

Conhece alguém que possui “uma bolinha” saltada na lateral do pé? Isso é a joanete. Em termos mais técnicos, a joanete ocorre quando o osso fica desalinhado na região externa do pé. Assim, quem possui a condição de joanete facilmente sente dor ao caminhar.

Inflamação no tendão de Aquiles

A panturrilha, mais conhecida como batata da perna, é unida ao calcanhar por um tendão. Este tendão pode sofrer uma irritação ou inflamação durante o caminhar. Assim, as dores para caminhar aparecem e atrapalham o dia a dia.

Canelite

A canelite pode ser a causa da sua dor quando anda. Ela é uma inflamação na região da tíbia, osso presente na canela. Quando uma pessoa faz uma caminhada intensa, fora do habitual, ou muito esforço nas pernas, pode haver inflamação no local.

Como prevenir a dor ao caminhar?

Alguns hábitos que podem ser adotados para prevenir a dor ao caminhar. Entre eles, vamos destacar:

  • Praticar exercícios regularmente;
  • Se acompanhado por um profissional;
  • Realizar aquecimento antes de realizar suas tarefas ou exercícios;
  • Hidratar-se.

Qual o tratamento para dor ao caminhar?

Primeiramente, quando se tem dor ao andar, é importante consultar um especialista e entender a causa. Descoberto o motivo, fazer o tratamento indicado. Aqui, listamos alguns tratamentos que podem ser muito efetivos para aliviar seu desconforto:

  • Realizar alongamentos;
  • Aplicar gelo na região afetada;
  • Adquirir bons hábitos de hidratação e alimentação;
  • Fazer massagens regulares.

O que achou das dicas? Leia mais em nosso blog!