voltar
Tecnologias

Saiba o que é e o que causa o joanete | Piccadilly

O que é e quais são as causas do joanete

O joanete é uma deformidade que ocorre no pé, também considerado uma saliência óssea que ocorre com mais frequência no primeiro dedo do pé, ou seja, na lateral do “dedão”. No entanto, o joanete pode aparecer ao lado do dedinho do pé, mas falaremos disso nos tópicos seguintes.

Essa patologia afeta cerca de 30% da população mundial, sendo mais comum em adultos e dez vezes mais presente em mulheres. Na maioria dos casos, surge na segunda década de vida, mas em alguns casos, até crianças apresentam a deformidade.

O joanete pode ser unilateral, ou seja, presente em apenas um dos pés ou bilateral, aparecendo nos dois pés. A pessoa ser destra ou canhota não tem ligação alguma com o lado em que o joanete pode aparecer.

O que provoca o joanete?

São vários os fatores que podem acabar provocando o joanete. Esses fatores podem divergir desde hereditarismo, como por exemplo pé chato/plano, herança familiar, frouxidão ligamentar familiar, passando por doenças degenerativas como artrite reumatóide e gota e até mesmo alterações neurológicas provocadas por derrame, paralisia cerebral, trauma de coluna, entre outros.

Entorses, fracturas, lesões nervosas, ou seja, lesões no geral também podem causar o surgimento dessa deformidade, assim como distúrbios neuromusculares e dismetrias de membros, quando uma perna é mais curta do que a outra. Nesse último caso, o joanete costuma aparecer na perna mais comprida, visto que recebe mais impacto.

Outra causa bem comum do surgimento do joanete é o uso excessivo de sapatos inadequados, como sapato de salto alto e bico fino ou sapatos apertados no geral, que impedem a movimentação dos dedos dentro do calçado e que por vezes, forçam os pés em um formato não natural.

Como é a dor de joanete?

A dor é um dos principais sintomas do joanete. Essa dor pode ir de moderada a intensa e pode ser agravada ao andar ou ao usar sapatos fechados e apertados.

Em determinadas circunstâncias pode ocorrer inflamação, que pode ser caracterizado por um pequeno saco cheio de líquido adjacente ao bunion que inflama, levando ao “inchaço”, vermelhidão e dor local. A dor pode ser acentuada quando é seguida de “inchaço”, vermelhidão e sensibilidade no local.

Quais são os tipos de joanete?

Como já citado anteriormente, o joanete pode ser na lateral do dedão ou na lateral do dedinho e é justamente o lado em que a deformidade aparece que diferencia um tipo do outro.

O tipo mais comum é o hallux valgus, o que afeta o dedão do pé. Esse nome foi dado por Carl Heuter em 1870 e vem do latim. “Hallux” é o termo que significa “dedo grande do pé” e “valgus” a posição que este assume em relação ao eixo longitudinal do corpo, isto é, afastando-se do eixo do corpo.

Pés com joanete apresentam uma saliência na parte externa, na base do dedo afetado. Essa saliência representa um desalinhamento da articulação e, em alguns casos, a formação óssea adicional.

O outro tipo de joanete, este sendo menos comum, é o bunionette ou joanete sastre. Esse tipo afeta o dedo mindinho do pé. Esta deformidade situa-se ao nível da articulação na base do quinto dedo do pé com desvio em varo do dedo mínimo, que fica angulado para o lado interno do pé.

Agora que você já sabe o que é, as causas e as dores que o joanete causa, que tal saber sobre o que fazer para evitar ou aliviar o incômodo causado por essa deformidade? Leia nosso conteúdo em que mostramos algumas soluções!