voltar
Bem Estar

Sessão autocuidado: dicas para manter a saúde emocional e a organização da casa

Vivemos um período bastante delicado, que requer cuidado e reflexão. Por isso, convidamos duas profissionais para darem dicas sobre saúde emocional e organização do lar. Os assuntos são diferentes, mas se interligam: estar bem emocionalmente faz com que a gente realize as tarefas com mais facilidade e prazer. Já cuidar da casa, pode ser outra forma de olharmos para nós mesmas e para as pessoas a nossa volta.

 

Saúde emocional na quarentena

 

Falar sobre saúde emocional é importante em todos os momentos. Na quarentena, se faz ainda mais necessário, já que as mudanças acontecem repentinamente. A psicóloga Andressa Macedo explica que é normal a ansiedade aparecer um pouco mais forte. Para que consigamos cuidar de nós mesmas, ela dá uma série de dicas. Confira!

 

andressa

 

1- Pare alguns minutos para reconhecer o que você está sentindo. Algumas pessoas ficam tristes, outras irritadas e isso não tem problema; cada um reage de um jeito. Também é importante observar o que está te ajudando e atrapalhando nesse momento.

 

2- Não varie muito sua rotina. Siga o que você já vinha fazendo antes ou adapte uma nova ordem de atividades para esse período. Varie o mínimo possível o horário de dormir, acordar e fazer as refeições. Assim, o corpo entende o que vai acontecer e isso traz mais segurança.

 

3 – Evite controlar tudo o que está acontecendo a sua volta. Tem coisas que fogem do controle. Foque em fazer o que está ao seu alcance, como seguir as medidas preventivas.

 

4 – Tente não consumir notícias o dia inteiro. Isso pode dispersar e atrapalhar as atividades que você está fazendo. Separe um momento do seu dia para fazer essas atualizações.

 

5 – Faça atividades que tragam bem-estar. Seja ler, olhar uma série, praticar exercícios físicos ou manter o contato com as pessoas queridas. Mas não se cobre tanto; não se preocupe em fazer tudo que você vê. É normal as atividades não funcionarem tão bem como antes. A adaptação demora um pouquinho.

 

Cuidados com a casa

 

Na quarentena também é normal olharmos para a casa com mais atenção, já que devemos ficar nela todo tempo ou na maior parte dele. A gente pode redescobrir o prazer em cuidar do lar ou colocar algumas metas em prática como desapegar de roupas, arrumar a estante de livros ou aquele quartinho da bagunça. A personal organizer Monica Loureiro nos auxilia neste processo de cuidado e bem-estar. Veja as dicas!

 

monica

 

1 – Se você voltar da rua em algum momento, lave as mãos imediatamente. Depois, lembre-se de higienizar tudo o que você tocou com álcool 70%: maçaneta, saboneteira, volante do carro, etc. Quando trocar de roupa, coloque em um cesto e não sacuda antes de lavar.

 

2 – Mais pessoas dentro de casa é igual a mais bagunça, né?! Por isso evite se sobrecarregar. Divida as tarefas com as pessoas que moram com você e não queira solucionar tudo em um dia. Estipule uma meta por cômodo, por exemplo.

 

3 – Use um cesto para recolher aquilo que está fora do lugar durante a limpeza. Assim, você economiza tempo e não fica indo e voltando dos cômodos. Depois que reunir tudo, pegue os seus objetos e convide os seus familiares a fazerem o mesmo e colocarem tudo no seu devido lugar.

 

4 – Dê uma revisada na caixa de remédio, nas suas maquiagens e cosméticos. Alguns deles podem estar com a validade vencida. Assim, você já libera mais espaço. Também limpe seu guarda-roupa ao borrifar álcool 70% e só guarde as roupas que for usar; as outras você pode desapegar.

 

5 – Lembra quando faltava tempo pra realizar as atividades da casa? Agora você pode fazer as coisas com mais calma e aos poucos. Experimente escrever tudo o que você precisa em uma lista. Quando seu dia a dia voltar ao normal, você estará com o lar mais limpo e organizado.

 

Gostou das dicas? Elas estão na íntegra no nosso IGTV. Assista aos conteúdos feitos para você e cuide-se. Estamos sempre ao seu lado!