voltar
Conforto para o dia a dia

Rasteira e salto alto: especialista esclarece os tabus que envolvem os dois tipos de calçado.

Rasteiras versus salto alto é um assunto polêmico no universo feminino. Enquanto algumas mulheres afirmam que rasteiras são mais indicadas para evitar problemas de saúde, outras discordam dizendo que calçados rasteiros prejudicam ainda mais os pés e a coluna. Para acabar com os tabus, o clinico geral, Helevom Rosa, aponta o que é verdade e o que é mito entre as afirmações mais feitas do tema rasteiras e salto alto.

01

Há contraindicações de usar salto alto?

De acordo com o dr. Rosa, escolher um calçado inapropriado pode gerar problemas nos joelhos, coluna, joanete e calosidades. “O importante é que a mulher se preocupe em adquirir não apenas um calçado bonito, mas também confortável. Afinal, os pés influenciam muito em todo o corpo” explica ele. Mulheres que usam calçados desconfortáveis por longos períodos podem sentir os malefícios no futuro, como deformidades nos pés, calos e bolhas.

Neste caso, a dica é se informar sobre o que o mercado dispõe de tecnologias e diferenciais de conforto para a saúde dos pés. A Piccadilly está entre as empresas que investe em profissionais apenas para aprimorar seus produtos. A marca é pioneira em apresentar tecnologias exclusivas de conforto e, a cada ano, aumenta seu portfólio de diferenciais com lançamentos totalmente inovadores. O mais recente foi a tecnologia Soft Step, que consiste numa palmilha macia com função de distribuir a pressão plantar e amortecer os impactos que os pés sofrem ao caminhar, novidade desenvolvida especialmente para calçados com salto.

02

Usar rasteiras tem benefícios que o salto alto não tem?

Isso depende. Essa afirmação pode ser verdadeira, dependendo da situação e do tipo de salto utilizado. “Mulheres que já tem um histórico de saúde traumatizada pelo uso excessivo do salto alto podem se beneficiar em usar calçados rasteiros, mas isso não é uma regra” explica o médico.

Isso acontece porque, enquanto algumas mulheres veem nas rasteiras a solução dos problemas, outras encaram como sendo o problema por causar dores na planta do pé. Além disso, para o especialista, rasteirinha não é sinônimo de conforto. “Muitas rasteiras têm formato que comprimem os dedos, machucam o calcanhar ou formam bolhas” afirma o clinico geral, Helevom Rosa.

03

Tentar usar, ao menos, um salto mínimo é muito importante?

“Para mulheres que tem problemas com os dois extremos, indico calçados com saltos entre 2 e 4 centímetros, que é o meio termo. Ele é ideal para alongar a região plantar de forma homogênea, sem prejudicar o caminhar e a saúde” explica o doutor. Àquelas que têm problemas específicos, a dica é pesquisar quais as tecnologias existentes que evitam ou amenizam o mal-estar.

Mulheres também ficam elegantes com rasteiras.

“Embora eu não entenda de moda (risos), vejo que é possível estar bem vestida com calçados rasteiros. Mas, reforço a importância de ir além de um calçado aparentemente bonito, já que nada adianta ser rasteirinha, mas machucar os pés” finaliza o médico, que aconselha a conhecer a marca antes de adquirir o produto e ver se tem em seu histórico alguma preocupação com o conforto.

04

Para este caso, a Piccadilly apresenta uma coleção de rasteiras lindas e repletas de tecnologias. A marca equilibra esses dois universos com maestria, comprovando que é possível moda e conforto andarem de mãos dadas. Perfeita para deixar a mulher linda e confortável em qualquer ocasião.