voltar
Certificação
Origem Sustentável
PICCADILLY
Sustentabilidade

PICCADILLY recebe selo ouro no programa Origem Sustentável

A PICCADILLY participa do programa Origem Sustentável desde 2013, quando recebeu o selo bronze. Depois de otimizar ainda mais seus processos, conquistou o selo prata em 2016. A mais recente vitória foi alcançar o selo ouro, o que significa que a empresa cumpre 90% dos indicadores do programa criado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) com o apoio do Instituto By Brasil (IBB). O mesmo tem como objetivo reconhecer iniciativas sustentáveis das empresas do setor coureiro-calçadista e incentivar o engajamento nessas práticas.

Desde 1996, quando nem se falava tanto sobre o assunto, o tema já era realidade dentro da empresa e a conquista do selo comprova isso. Entre as ações em destaque, estão campanhas e programas socioambientais, uso racional de água e energia, controle da origem da matéria-prima, reutilização dos resíduos gerados no processo para a fabricação de novos materiais, treinamentos de capacitação para os colaboradores e lideranças, destinação final ambientalmente correta para todos os tipos de resíduos gerados.

 Novos projetos e a busca pelo diamante

Apesar de ter andado um bom caminho rumo a sustentabilidade, a PICCADILLY vai além e quer chegar ao selo diamante. O mais recente projeto é o de reaproveitamento de aparas de sintético de PU, que visa a redução e reutilização de resíduos sólidos. Através da logística reversa, esse material retorna para a empresa como palmilhas, o que reduz aproximadamente 50% da matéria-prima já utilizada.

Para alcançar o selo diamante, a PICCADILLY se compromete a realizar novos investimentos em ações sociais, culturais e ambientais, principalmente os que se referem ao bem-estar dos colaboradores, aos novos requisitos dos clientes e as tecnologias capazes de prevenir os impactos negativos causados ao meio ambiente.