voltar
Bem Estar

Livros e séries com mulheres fortes pra você se inspirar.

O tempo que passamos em casa nos fez maratonar ainda mais séries e ler aqueles livros que estávamos adiando por falta de tempo. E pra continuar tendo experiências positivas, vamos te indicar outras boas histórias. Todas têm uma coisa em comum: falam sobre mulheres fortes, que transformaram a sua vida ou a vida das pessoas a sua volta. Veja só!

 

LIVROS

 

Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço – Cheryl Strayed

Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a morte repentina da mãe, seu casamento acabou e a família se distanciou. Quatro anos mais tarde, ela tomou a decisão mais corajosa da sua vida: caminhar sozinha cerca de 1.770 quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos. O livro conta como essa jornada a assustou e fortaleceu. É um relato de uma mulher em busca do recomeço.

 

Eu Sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb

O livro fala sobre a história de Malala Yousafzai, uma menina que foi baleada pelo grupo terrorista Talibã ao defender o direito à educação feminina. Eu sou Malala narra os obstáculos que as mulheres enfrentam para serem valorizadas e mostra como uma garota de 16 anos se tornou símbolo global de protestos pacíficos – e a mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz.

 

Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil – Aryane Cararo e Duda Porto de Souza

Você vai conhecer a história de 45 mulheres que transformaram a nossa história. Todas com uma força extraordinária para lutar por seus ideais. Entre elas estão Chiquinha Gonzaga, defensora fervorosa do fim da escravidão e Dorina Nowill, que batalhou para que pessoas com deficiência visual tivessem autonomia para estudar e trabalhar. É um mergulho profundo na história do Brasil.

 

Comer, Rezar e Amar – Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert tinha uma carreira de sucesso, um marido apaixonado e uma casa nova, mas ao invés de sentir-se feliz e realizada, ficou triste, confusa e entrou em depressão. Até que decidiu tomar uma decisão radical: vender todos os seus bens e viajar pelo mundo por um ano. O objetivo era explorar três lugares: a Itália, a Índia e a Indonésia. O livro é um relato sincero sobre se encontrar e conhecer suas próprias vontades.

 

Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie

Quando a Nigéria vive um governo militar, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos para estudar. Ela se destaca no meio acadêmico, mas se depara pela primeira vez com o preconceito racial e com as dificuldades de ser uma mulher negra e imigrante. Este romance debate questões universais de forma sagaz e bem-humorada.

 

SÉRIES

 

Coisa Mais Linda

Produção brasileira, Coisa Mais Linda traz a história de quatro mulheres no fim dos anos 50. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, Malu descobre que o marido fugiu com todo o seu dinheiro. A jovem decide abrir um clube de bossa nova com o apoio de Adélia, Tereza e Lígia. A série aborda a amizade feminina e a luta das mulheres pela igualdade. Tudo de um jeito sensível e emocionante.

 

The Crown

Após a morte do seu pai, Elizabete II dá os primeiros passos em direção ao trono inglês. Ela assume a coroa com apenas 25 anos, mas encontra grandes compromissos e responsabilidades pela frente. The Crown mostra os primeiros anos de reinado e a ascensão ao poder.

 

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Conheça a história de Madam C.J. Walker, uma mulher negra que luta contra a pobreza e a desigualdade para se tornar uma empresária de sucesso. Com muito esforço, ela conquistou o posto de primeira mulher milionária dos Estados Unidos. A série retrata toda sua trajetória, que rompeu barreiras e construiu um império.

 

As Telefonistas

Na Madri dos anos 20, quatro mulheres com personalidades diferentes trabalham em uma companhia telefônica. Elas acabam se tornando amigas e, juntas, vivem a busca pelo amor e pela igualdade de gênero. É uma história sobre o progresso e o apoio entre as mulheres.

 

Querida Gente Branca

A série acompanha Sam White e um grupo de estudantes negros em uma universidade majoritariamente branca dos Estados Unidos. A história mostra como eles lidam com o racismo no campus e a importância de ocuparem diferentes espaços.

pic_pv2021_blog_interno

E aí, o que achou das dicas? Tem muitas opções de livros e séries. Separe o que você mais gostou e programe-se para conhecer histórias de mulheres fortes e corajosas. Elas vão te inspirar muito!