voltar
Conforto para o dia a dia

Dor em cima do pé: causas e cuidados!

Causas da dor em cima do pé e dicas de como cuidar!

Dores nunca são algo comum ou que passam despercebidas, pelo contrário: costumam atrapalhar a rotina diária e gerar uma má qualidade de vida.

Aquelas que estão nos pés são classificadas como as piores, visto que ao caminhar, podem piorar e prejudicar ações simples do dia a dia.

Está com dor em cima do pé e quer saber o que pode ser? Continue acompanhando o conteúdo abaixo e saiba mais!

O que é uma dor na parte de cima do pé?

A parte de cima do pé é chamada de dorso, sendo assim, composta por pequenos ossos e vários tendões.

A causa mais simples dessa dor é o trauma provocado por alguma batida ou até mesmo queda, mas, existem outros motivos que devem ser levados em consideração.

Essa lesão local pode gerar a inflamação dos tendões ali localizados, formando tendinite, microtrincas nos ossos e muito mais.

Causas da dor em cima do pé

Algumas das causas que podem gerar dores nos pés são:

Usar sapatos apertados

Ao utilizar sapatos muito apertados, principalmente aqueles que são mais fechados ou que afetam as laterais dos pés, é comum que aconteçam dores locais.

Dessa maneira, a indicação é sempre escolher modelos mais confortáveis e que sejam maleáveis.

Usar calçados PICCADILLY é ter a certeza de todo esse conforto e estilo, confira!

Praticar esportes muito intensos

Algumas atividades físicas podem ter um impacto muito intenso ao corpo, causando desalinhamento no processo dos movimentos e assim, gerando dores locais.

A corrida, a academia, o futebol e até mesmo caminhar de forma mais intensa podem gerar isso, prejudicando tendões e ossos, e aumentando a dor em cima do pé.

De qualquer maneira, nenhum exercício físico deve causar dor, desse modo, tome cuidado e fale com um especialista, além de verificar se não está executando os movimentos de forma errônea.

Fascite plantar

O tecido conjuntivo da parte de cima do pé é chamado de fáscia plantar, onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos da região.

É essa formação que dá sustentação ao pé e a distribuição correta da carga ao corpo.

Nesse caso, quando há a inflamação dessa região, é chamada de fascite plantar, um processo degenerativo.

Ainda não se sabe bem ao certo qual é a causa dessa enfermidade, porém, é preciso procurar um médico responsável, evitando maiores problemas.

Artrose

A artrose muscular é um dano gerado diretamente nas articulações, bem comum em pessoas que têm uma idade mais avançada.

Nesse caso, a cartilagem que está alocada entre as articulações fica desgastada, gerando maior atrito entre os ossos, o que com o passar do tempo, ocasiona mais dor ainda.

Assim, é preciso procurar auxílio médico e encontrar a melhor solução para que o problema seja sanado.

Fraturas ou distensões

Como já citado anteriormente, essa região é composta por vários ossos, dessa forma, pequenas lesões ou fraturas podem gerar muita dor local.

Esse acontecimento pode ser tanto a médio ou longo prazo, seja por um trauma contundente ou por demais possibilidades, como quando há uma torção, por exemplo.