voltar
Bem Estar

Dicas de cuidados com a saúde no inverno – PICCADILLY

Dicas de cuidados com a saúde no inverno

Mesmo antes da pandemia do Covid-19, redobrar os cuidados com a saúde nas estações mais frias já era bem importante. Ainda no outono as temperaturas começam a baixar, até chegar o meio do ano e o inverno mudar totalmente a nossa rotina.
Neste post, vamos dar dicas para você preservar sua saúde e se proteger não apenas do coronavírus, mas de outras doenças e incômodos que aumentam com o frio.

Como prevenir o coronavírus?

Como é o assunto principal do momento, não poderíamos começar falando de outra coisa.
Você já deve estar cansada de saber o que deve ser feito para evitar ser contaminada ou colaborar com a disseminação do novo coronavírus, mas nunca é demais reforçar:

● Se possível, fique em casa. Só saia quando for indispensável;
● Se tiver que sair, use uma máscara com pelo menos duas camadas de proteção;
● Leve sempre um tubinho de álcool em gel para higienizar as mãos. Em casa, pode usar água e sabão para se lavar;
● Não cumprimente nem chegue muito perto das pessoas.

A gente sabe que a quarentena pode ser incômoda, mas lembre-se que o isolamento deve ser somente físico, ou seja: procure manter contato com seus amigos e familiares por telefone e videoconferência até a situação se normalizar. Isso vai ajudar a matar a saudade e a não se sentir só.

Hidrate as mãos depois de usar álcool em gel

É comum que, de tanto usar álcool em gel, as mãos fiquem ressecadas e ásperas. Isso porque o produto remove a oleosidade natural da pele. Para prevenir esse incômodo, basta aplicar um hidratante especial para as mãos.

Proteção a outras doenças respiratórias

Antes do Covid-19, o inverno já era uma época de maior ocorrência de doenças respiratórias em geral.
Resfriados e gripes também são causados por vírus, portanto as mesmas estratégias para se prevenir do coronavírus servem para essas doenças.

A diferença é que existem vacinas e medicamentos específicos para essas condições. Mesmo que não sejam tão perigosas, o ideal é não pegá-las para evitar ter de procurar o sistema de saúde nessa época.
Depois de superada a crise, se o hábito de higienizar sempre as mãos e outras medidas de precaução forem mantidas, poderemos ver uma diminuição da ocorrência de gripes e resfriados.

Saiba como proteger a saúde no inverno

Além de diminuir a chance de contágio com o distanciamento, evitando que os vírus passem de uma pessoa a outra, há uma série de hábitos que você pode desenvolver para aumentar a sua imunidade.

● Agasalhe-se: quando o corpo está com uma temperatura muito baixa, o organismo fica mais suscetível a doenças.
● Hidrate-se: você pode não sentir tanta sede quanto no verão, mas precisa beber tanta água quanto bebe quando está calor. Isso evita, entre outras coisas, o ressecamento da pele.
● Alimente-se bem: muita gente tem a tendência de comer refeições pesadas no inverno, abusando de alimentos gordurosos. Tome cuidado para não exagerar e manter sempre frutas, verduras e legumes na sua dieta. Frutas com vitamina C são especialmente recomendadas nessa época.
● Renove o ar: com o frio, é normal manter as janelas da casa fechada. Mas é bom que não seja sempre assim. Renovar o ar ajuda, entre outras coisas, a controlar a umidade dentro de casa, o que evita o aparecimento de fungos e ácaros.

Gostou das nossas dicas de cuidados com a saúde nas estações mais frias? Esquecemos de alguma? Deixe um comentário abaixo com sua opinião.