voltar
Origem Sustentável

Diamante! PICCADILLY recebe certificação máxima do programa Origem Sustentável e afirma compromisso com a sustentabilidade

A PICCADILLY recebeu a certificação nível Diamante, premiação de nível máximo do programa Origem Sustentável, projeto que busca impactar positivamente as empresas para um futuro mais sustentável, e que guia a evolução das organizações, e por consequência, toda cadeia produtiva do calçado. A certificação foi conquistada após uma avaliação da gestão de sustentabilidade da PICCADILLY, nas dimensões econômica, ambiental, social e cultural, obtendo uma pontuação geral de 695 pontos.

Para conquistar a certificação Origem Sustentável com o Selo Diamante, vários projetos de inovação e sustentabilidade foram levados em consideração, como o apoio e envolvimento da alta direção com o tema; aplicação da sustentabilidade na prática, com projetos de reaproveitamento de resíduos reciclados no desenvolvimento de componentes aplicados nos próprios produtos, em projetos sociais com a comunidade e com resultado positivo no projeto “aterro zero”; upgrade da área de ESG e Sustentabilidade no organograma da empresa, adquirindo maior autonomia e responsabilidade; programa Conexão Total para gestão de fornecedores e estabelecimento de parcerias para otimizar materiais e componentes ecológicos; entre outros. Todos esses pontos foram identificados pela certificadora DNV, uma das maiores empresas de certificação do mundo, e foram essenciais para a conquista da certificação.

Entre as ações-destaque estão a criação do Comitê de Inovação e Sustentabilidade, que é formado por lideranças multidisciplinares da organização e visa instituir a Política de Sustentabilidade e os objetivos da empresa nos pilares econômico, ambiental, social e cultural; além de fazer a gestão da estratégia ESG, por meio da definição de metas de médio prazo e monitorar indicadores para o acompanhamento do desempenho. Na área de Sustentabilidade, o comitê atua na construção do Relatório de Sustentabilidade, desenvolve projetos de impacto positivo e participa dos processos de certificação, como o programa Origem Sustentável. Já na área de Inovação, o comitê busca por novas tendências tecnológicas alinhadas à Indústria 4.0, explora as novas experiências de imersão como a realidade virtual e metaverso e estimula o compartilhamento de ideias.

DSCN7540 BAIXA

Da esquerda para direita: Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados; Cristine Grings Nogueira, presidente da PICCADILLY; Ana Carolina Grings, vice-presidente e diretora de produto da PICCADILLY; Morgana Marca, coordenadora de ESG e sustentabilidade da PICCADILLY; Camila da Costa, analista de marketing internacional da PICCADILLY; Gerson Berwanger, presidente da Assintecal e Marco Antonio Schmitt, vice-presidente de sustentabilidade da Assintecal.

:: A importância da certificação para a organização

 Para a vice-presidente e diretora de produto, Ana Carolina Grings, a certificação Origem Sustentável gera grande valor, pois serve como um guia para a empresa buscar constantemente aumentar seu nível de maturidade em relação às práticas ESG e de sustentabilidade corporativa. “Sabemos que as iniciativas voltadas ao ESG são hoje vistas como grande diferencial junto aos importadores do mercado externo e também cada vez mais debatido e valorizado pelos consumidores do mercado nacional. E por isso, acreditamos que a certificação nos ajuda a ganhar competitividade, estar um passo à frente para abrir novos mercados, além de nos orientar no caminho evolutivo desse tema”, conta.

Além disso, Ana Carolina revela que receber esse prêmio, ajuda a PICCADILLY a evoluir no caminho certo com suas ações, que são importantes para fazer a diferença no meio ambiente e na sociedade, e também, contribuir para um futuro mais sustentável reduzindo os impactos gerados pela indústria.

DSCN7537 BAIXA

Cristine Grings Nogueira, presidente da PICCADILLY; Morgana Marca, coordenadora de ESG e sustentabilidade e Ana Carolina Grings, vice-presidente e diretora de produto.

:: Contribuindo para passos mais conscientes

  A PICCADILLY busca contribuir não só em projetos que ajudam o meio ambiente, como também em calçados sustentáveis, para agregar a moda mais consciente e responsável. E por isso, lançou no último ano, a linha So.Si Ecoar:  tênis que levam 3,5 unidades de garrafas PET recicladas em cada par, contam com 17% de fio recuperado na indústria têxtil, palmilha produzida com materiais reaproveitados no processo fabril e fabricação em knit, processo que une técnicas do tricô com sistemas inteligentes, são super práticos de calçar, oferecendo leveza no caminhar. Vale destacar que a linha não possui nenhuma origem animal.