voltar
Sem categoria

Veja dicas de como evitar dores do joanete inflamado

Como aliviar as dores causadas pelo joanete inflamado

Nossos pés são os responsáveis por aguentar o peso do nosso corpo e nos locomover diariamente, sendo assim, eles podem acabar passando por situações desagradáveis, causando dor e mal estar. O joanete inflamado é uma dessas situações que trazem desconforto para o dia a dia.

Apesar do que muitos pensam, há mais de um tipo de joanete e suas causas podem ser desde genética até ao uso de sapatos errados. Também existem diversas formas de tratamento, dependendo da gravidade da situação.

Neste artigo, iremos abordar sobre os diferentes tipos de joanete, os sintomas, causas e tratamentos. Então, continue a leitura até o final para saber como aliviar suas dores!

O que é joanete inflamado?

Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), cerca de 30% dos brasileiros sofrem com joanete.

O joanete ocorre quando há um desalinhamento dos dedos do pé, forçando então a má formação dos ossos, causando inflamação na área afetada. Pode ser unilateral, quando ocorre em apenas um dos pés, ou bilateral, quando afeta os dois pés.

O mais comum é o bilateral, visto que na maioria dos casos o joanete é causada por uso indevido de sapatos apertados ou de saltos altos. No entanto, os sapatos não são os únicos causadores, explicaremos melhor as causas nos tópicos abaixo.

Além da dor e incômodo, se não tratada, e caso a inflamação se agrave, o joanete pode contribuir com problemas mais graves, como problemas na coluna, por exemplo.

As mulheres são as mais afetadas por essa patologia. Normalmente, o joanete aparece nas idades entre 20 e 40 anos. Também são mais comuns em pessoas da mesma família, sendo assim, se há histórico de joanete na sua família, evite sapatos apertados.

Joanete Hallux Valgus

Como citado anteriormente, existe mais de um tipo de joanete, sendo o hallux valgus o mais comum. Este tipo afeta o primeiro dedo do pé, popularmente chamado de “dedão do pé”.

Nesses casos, surge uma protuberância na base do dedão, essa área costuma apresentar vermelhidão, inchaço e sensibilidade. Por vezes, essa protuberância é formada por um desalinhamento da articulação e em alguns casos, por formação óssea a mais.

Isso faz com que o dedão fique por cima dos outros dedos, muitas vezes empurrando-os para a direção errada.

Joanete Sastre

O outro tipo de joanete, e menos comum, é o chamado joanete sastre. Ele ocorre quando o quinto dedo, ou dedinho do pé, é o afetado.

Esse tipo de joanete é desenvolvido por uma má articulação na base do dedinho, fazendo com que este dedo seja empurrado para a parte interna do pé. Dessa forma, a protuberância é formada na base do dedinho do pé, do lado externo do dedo.

Sintomas

Além da protuberância no pé, a dor e o inchaço são os principais sintomas do joanete. Esses sintomas podem ser moderados ou intensos, sendo mais perceptíveis ao caminhar ou usar sapatos fechados.

Vermelhidão e pele seca próximo a base do dedão ou dedinho do pé também são sintomas de joanete. Em alguns casos, acontece uma inflamação. Essa inflamação é caracterizada por uma “bolsa” com líquido bem próximo à protuberância.

O que causa o joanete?

Além do uso de sapatos apertados, fechados e de salto alto, como falado anteriormente, também existem outras causas. Também já falamos que a genética, por vezes, influencia no desenvolvimento dessa patologia.

Doenças metabólicas e autoimunes como gota e artrite, por exemplo, são fatores que contribuem para o joanete. Lesões, fraturas e entorses, se não tratadas corretamente, também podem desenvolver a característica no pé.

Dicas de como evitar joanete

É sempre recomendado evitar esforços no pé com joanete, usar sapatos confortáveis e fazer compressa de água fria na protuberância para aliviar as dores.

O uso de protetores para joanete e espaçadores também são altamente recomendados. Os protetores podem ser colocados na parte interna dos sapatos ou diretamente no joanete, assim, o atrito entre a protuberância e o sapato é evitado.

Já os espaçadores são recomendados para o uso noturno, a função deles é forçar os dedos dos pés para as posições corretas. Essa pressão também alivia a dor e o uso desse acessório evita que a protuberância aumente.

Tratamento para joanete

É possível tratar o joanete, porém, não há um tratamento padrão para todos. Ele é feito de acordo com cada característica e, em alguns casos, é necessário fazer cirurgia.

Os principais objetivos do tratamento são aliviar as dores e impedir que a ela aumente. Há diversas formas de tratar o joanete, seja com tratamento caseiro, como por exemplo, fazer escalda pés para aliviar a dor e passar pomadas anti-inflamatórias no local, como tratamentos com acompanhamento médico.

Conheça a linha Hello Joanete da PICCADILLY

Destacamos bem a importância de um calçado confortável para o alívio das dores do joanete. No entanto, é comum vermos que algumas pessoas colocam a aparência acima do conforto e optam por usar sapatos inadequados às suas necessidades.

Pensando nisso, a PICCADILLY lançou a linha Hello Joanete, que traz conforto e beleza em diversos modelos. Os calçados da linha Hello Joanete, prometem flexibilidade, prevenção às dores e menos calor para os pés, trazendo assim maior conforto, visto que em sua composição estão materiais que esticam e se moldam ao formato dos pés.

A linha é composta por botas, sapatilhas, sandálias de salto alto, rasteirinha e chinelos, com todos os modelos pensados para quem sofre com joanete.