voltar
Sem categoria

5 dicas para quem trabalha o dia todo em pé | PICCADILLY

Se você trabalha o dia todo em pé, alguns cuidados devem ser tomados para evitar excesso de carga na região dos pés e para garantir a boa saúde das pernas e da coluna.

As pessoas ficam a maior parte do tempo no trabalho. Por isso, existem normas de ergonomia que determinam as condições de trabalho adequadas para integridade e segurança do trabalhador. Isso vale para a postura e a execução das tarefas.

Assim, trabalhar em pé por períodos muito grandes se torna um desafio para o corpo e também para a mente, pois as articulações sofrem sobrecarga, o que gera fadiga muscular e até mesmo câimbras.

Todos esses elementos atrapalham o rendimento e o bem-estar no trabalho e na vida em geral.

Com isso, preparamos 5 dicas muito importantes e que devem ser aplicadas na sua rotina se você trabalha em pé. Primeiramente, é importante saber que existem diferentes tipos de trabalho em pé e também pessoas com características singulares.

Ou seja, as orientações sobre o trabalho em pé dependem muito de qual tarefa é executada e o quanto determinada pessoa aguenta sustentar a posição em questão. Saiba quais são os principais tipos de trabalho em pé.

Trabalho de precisão

O trabalho de precisão em pé é aquele por exemplo para operação de máquinas, em que o trabalhador manuseia algo e necessita de precisão para executar tudo com qualidade.

Trabalho leve

O trabalho leve é aquele em que o indivíduo fica em pé, mas executa uma tarefa mais simples, sem exigir muito esforço, como por exemplo os professores que ficam boa parte do tempo em pé lecionando.

Trabalho pesado

O trabalho pesado, por outro lado, é o mais fácil de ser identificado. Ele acontece quando há levantamento de peso, por exemplo, o que exige um grande esforço físico por parte do trabalhador. Isso vai além de apenas ficar em pé.

O que acontece se a pessoa ficar muito tempo em pé?

Quem fica muito tempo em pé corre o risco de sofrer com problemas de circulação. Isso acontece porque o sangue precisa ser movimentado, e as pessoas que trabalham em pé geralmente ficam mais tempo paradas. Assim, as pernas incham e o corpo cansa muito mais rapidamente.

Agora que você já sabe os tipos de trabalho e os problemas de se ficar muito tempo em pé, conheça as dicas que separamos para que você tenha mais qualidade de vida.

1 – Faça alongamentos constantes

Os alongamentos relaxam os músculos e diminuem a tensão do corpo. Alongar-se significa menos fadiga e menos cansaço. Assim, é menos provável que você sofra com dores como nas costas, pescoço, pernas e a famosa tendinite.

Você pode fazer alongamentos no próprio local de trabalho, sendo importante separar um tempo para eles antes, durante e depois do seu expediente.

2 – Tenha tempo de descanso

É fato que devemos nos esforçar e fazer o melhor. Mas, se você abre mão do seu tempo de descanso para isso, há algo errado. Não tenha medo de aproveitar os momentos livres para fazer uma pausa. Isso evita dores no corpo. A dica de ouro aqui é sentar ou deitar com os pés levemente elevados para que a circulação sanguínea siga seu fluxo normal e correto.

3 – Utilize roupas adequadas, principalmente sapatos e meias

O uso de calçados corretos e confortáveis é o grande responsável por evitar problemas para quem trabalha em pé o dia todo. Primeiramente, selecione a numeração certa, mas na hora de escolher, experimente o sapato ao final do dia. Faça isso pois nesse horário seus pés estão mais inchados.

Os grandes vilões de quem trabalha em pé são os sapatos de bico fino e de salto alto. Se possível, evite-os. Além disso, utilize meias de compressão para suporte adequado da musculatura e prevenção de trombose.

4 – Procure manter a melhor postura

Seja em pé ou sentado, a postura faz toda a diferença para a sua saúde. Está descansando? Achei um lugar para sentar que seja confortável. Precisa ficar de pé? Procure se movimentar e não ficar muito parado na mesma posição.

5 – Faça atividades físicas

Não há nada melhor do que fortalecer sua musculatura com exercícios físicos. Assim, seu corpo adquire maior resistência para trabalhar em pé e para fazer qualquer outra coisa. Além disso, os exercícios previnem dores e liberam hormônios do prazer. Então, procure uma atividade que você goste e mantenha a consistência para atingir os objetivos.

Se você trabalha muito em pé, clique aqui e confira vários tênis confortáveis para você.