voltar
Outubro Rosa

3 Perguntas que Salvam: conheça a campanha da FEMAMA no Outubro Rosa e cuide da sua saúde

Você sabia que mais de um milhão de mulheres não fizeram o exame de mama em 2020? Este dado do DataSUS é assustador. Por isso, a FEMAMA e a PICCADILLY te convidam a fazer 3 Perguntas que Salvam.

Quanto mais rápido o câncer de mama é diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura, com tratamentos menos invasivos para a paciente e com investimento menor e mais eficiente para a gestão pública.

Faça uma pausa na rotina e se questione:

  1. Você já fez sua mamografia este ano?
  2. Você tem controlado seu peso?
  3. Você tem feito atividade física regularmente?

O Ministério da Saúde estabelece que mulheres entre 50 a 69 anos realizem o exame de rastreamento, como a mamografia, a cada dois anos. Porém, quando houver qualquer suspeita da doença como nódulo, secreção, dor, coceira, ou quando a mulher tem casos da doença em familiares muito próximos, não há restrição de idade para a realização da mamografia.

A obesidade e o sobrepeso estão entre os maiores fatores de risco para o surgimento do câncer. Pessoas que possuem essas condições têm uma inflamação crônica. Isso faz com que o sistema imune tente conter o excesso de gordura como mecanismo de defesa, o que pode fazer com que ele ataque também células saudáveis. Controlar o peso com o acompanhamento de um médico é um passo importante.

Abandonar o sedentarismo também faz parte da caminhada para uma vida saudável e pode reduzir a probabilidade de desenvolver câncer. Estudos mostram que se exercitar pelo menos 30 minutos por dia traz benefícios para a saúde. Ou seja: escolher a caminhada ou a bicicleta ao invés do carro, a escada ao invés do elevador e outras pequenas trocas diárias podem fazer uma grande diferença.

Faça as 3 Perguntas que Salvam e cuide da sua saúde. Aproveite para compartilhar essas informações com amigas, familiares e colegas de trabalho. #perguntapraela e traga mais mulheres para participar desta corrente de conscientização. Juntas, podemos diminuir os números assustadores e aumentar o diagnóstico precoce.

Quer saber mais sobre a campanha? Acesse o site e confira dados, mitos e verdades e a jornada que a paciente precisa trilhar. Você ainda pode refletir sobre as perguntas e respondê-las através de um formulário. É só clicar aqui. Isso ajuda a FEMAMA a entender o cenário no Brasil e criar ações que beneficiem as mulheres. Não seja mais um número, responda as 3 Perguntas que Salvam.